cutia-de-rabo - meaning and definition. What is cutia-de-rabo
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is cutia-de-rabo - definition

Cutia-de-espinhos; Cutia de espinhos; Raulinoa echinata cowan; Raulinoa

Rabo de Peixe         
VILA E FREGUESIA DO MUNICÍPIO DE RIBEIRA GRANDE, AÇORES, PORTUGAL
Vila de Rabo de Peixe
Rabo de Peixe é uma vila e freguesia portuguesa do município da Ribeira Grande, com 16,98 km² de área e 8 866 habitantes (2011). A sua densidade populacional é 522,1 hab/km².
Rabo-espinhoso-de-böhm         
O Rabo-espinhoso-de-böhm (Neafrapus boehmi) é uma espécie de andorinhão da família Apodidae.
Clube Desportivo Rabo de Peixe         
O Clube Desportivo Rabo de Peixe é um clube de futebol português, com sede na freguesia de Rabo de Peixe, concelho de Ribeira Grande, ilha de São Miguel, Açores.

Wikipedia

Raulinoa echinata

Raulinoa echinata, popularmente conhecida como cutia-de-espinhos, é uma planta endêmica do Vale do Itajaí, Brasil. Geralmente com porte arbustivo, tem raízes profundas, caule e ramos finos e flexíveis, findando em folhas miúdas. Desenvolve espinhos nos verticilos. A altura varia entre dois a sete metros.

Foi batizada em homenagem ao padre brasileiro Raulino Reitz que a catalogou em 1956. Em 1960, o pesquisador estadunidense Cowan publicou a descoberta da planta e batizou a subespécie. O nome popular provém de ter sido reconhecida pela primeira vez em uma ilha fluvial, a Ilha das Cutias em Ibirama.

Seu habitat são as margens do rio Itajaí-Açu no trecho entre Lontras e Indaial, de aproximadamente 60 km. Concentrações maiores são encontradas próximas às cachoeiras, já que desenvolve-se bem na presença de vapor d'água.

Usualmente ocupa uma faixa de ≈ 10 metros da lâmina d'água. Como possui longas raízes — até três vezes o tamanho do caule — é resistente às enchentes e secas sazonais. O período de floração acontece no verão, com flores medindo entre cinco e sete milímetros.